Alcobaça requalifica com Green Bee

 

A Câmara Municipal de Alcobaça instalou novos contentores enterrados Green Bee em Pataias, no âmbito do projeto de requalificação de algumas zonas daquela freguesia. Um dos objetivos foi o de substituir o anterior sistema de contentorização de superfície, considerado menos eficaz pela autarquia que por essa razão instalou pela primeira vez contentores Green Bee em 2017, na freguesia da Benedita.

Agora, foram instaladas duas novas ilhas ecológicas com quatro contentores enterrados cada uma, para deposição de resíduos indiferenciados e recolha seletiva de plástico e metal, cartão e papel e vidro - uma na Av. Rainha Santa Isabel e outra na Praça Comendador Joaquim Matias.

“Nos contentores Green Bee há que salientar o fato de não terem sistema hidráulico, o que lhes confere uma enorme vantagem em termos de manutenção, ou seja, não necessitam praticamente de nenhuma assistência. Estes novos contentores vêm substituir os antigos contentores de superfície, apresentando, em nossa opinião, uma solução mais eficiente, mais limpa e mais sustentável”, afirma Cristina Ferreira, Chefe da Unidade de Ambiente e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Alcobaça.

No âmbito do projeto de requalificação de zonas na União de Freguesias de Pataias e Martingança, estão ainda em curso obras de instalação de três novos ecopontos com contentores enterrados Green Bee.

“O município de Alcobaça já aderiu aos contentores enterrados há alguns anos. A aquisição de novos equipamentos neste momento é o reconhecimento de que esta solução para deposição e recolha de resíduos apresenta benefícios inegáveis ao nível da diminuição dos custos de operação, da segurança para os operadores e facilidade de utilização para os munícipes, da limpeza e higiene do espaço público e da sustentabilidade”, refere Maria João Ferreira, diretora comercial da Sopsa para o mercado nacional.