Ação de formação para operadores no município de Almada

A Sopsa promoveu mais um curso de formação sobre “Contentores semienterrados Lasso PEAD”, na Câmara Municipal de Almada. Foram mais de 40 formandos, do setor de Recolha e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos e do setor de Manutenção de Equipamento Urbano, que participaram nas várias sessões teóricas e práticas deste curso cujo objetivo fundamental é o de familiarizar as equipas com os requisitos de segurança na utilização do equipamento, a sua manutenção e as suas funcionalidades.

Nas sessões teóricas os formandos ficam a conhecer todos os componentes do equipamento e o respetivo funcionamento, bem como os riscos de segurança no manuseamento do contentor, seja nas operações de recolha, nas operações de manutenção ou reparação, ou nas operações de retrofitting.

Nas sessões práticas, que decorrem no terreno em locais onde o município tem os equipamentos instalados, o curso foca todos os procedimentos de operação do equipamento em segurança e os procedimentos para manutenção, reparação ou retrofiting — seja com objetivos estéticos, como no caso da substituição do revestimento; funcionais, no caso da colocação do Quick System Plus; ou de segurança, quando é necessário substituir a corda, por exemplo.

“É de facto um curso muito completo e útil, que abarca todas as vertentes da utilização e manutenção destes equipamentos. Esta formação foi importante por vários motivos: perceber porque alguns procedimentos não estavam a correr bem, explicar os procedimentos corretos e reforçar as normas de segurança”, explica Luísa Viegas, técnica da Divisão de Salubridade da Câmara Municipal de Almada. “O feed-back das equipas foi muito positivo, o curso teve exatamente o efeito pretendido, especialmente ao nível da motivação das equipas, que ficaram a conhecer melhor as mais valias deste equipamento. É uma formação a repetir, sempre que necessário”, acrescenta.