Gestão de resíduos nos parques de campismo

Os contentores semienterrados lasso™, fabricados em Portugal pela Sopsa, representam a solução ideal para a recolha de resíduos nos parques de campismo. A sua grande capacidade, salubridade e reduzido impacto ambiental torna os semienterrados lasso™ nos mais indicados para este tipo de espaços, geradores sazonais de grandes quantidades de resíduos.

A integração destes contentores em parques de campismo é uma solução que tem vindo a ser explorada pelos gestores destas infraestruturas, devido às evidentes vantagens estéticas, à relação qualidade/capacidade/preço e ainda às suas vantagens técnicas.

Estas são algumas das suas principais vantagens:

- Estando 2/3 da capacidade de armazenamento do contentor enterrada, o espaço ocupado à superfície é menor, melhorando a integração paisagística ;

- a forma cilíndrica vertical facilita uma maior compactação dos resíduos pelo seu próprio peso, permitindo uma maior densidade dos resíduos armazenados e consequente o aumento da capacidade de armazenamento ;

- custo reduzido, face à sua capacidade e ao facto de ser enterrado;

Um contentor semienterrado lasso™ de 5m3 substitui 6 contentores de superfície de 1100 litros, ou aproximadamente 36 contentores de superfície de 240 litros.

- o armazenamento dos RSU (resíduos sólidos urbanos) no subsolo permite diminuir a velocidade de decomposição dos mesmos, devido às temperaturas mais baixas no subsolo, contribuindo para a redução dos odores desagradáveis e consequente aumento da salubridade do contentor;

- a desaceleração da decomposição dos resíduos permite ainda reduzir a frequência de recolha, o que permite maior flexibilidade no ajustamento da frequência de recolha à sazonalidade da quantidade de RSU produzida.

Simultaneamente, os contentores semienterrados lasso™ têm um design que se traduz num aspeto estético agradável, com várias opções de revestimento. O revestimento imagem, em particular, é totalmente costumizável, com imagens de alta definição impressas que podem ser alusivas aos pontos de interesse turístico da região, às boas práticas ambientais ou a outra comunicação de interesse para o público alvo.

Estas características, aliadas à simplicidade operacional, à rapidez de recolha e aos reduzidos custos de manutenção, fazem dos contentores semienterrados lasso™ uma solução líder de mercado, adotada por vários parques de campismo em todo o país desde 1993.