Serviço de retrofitting recupera contentores antigos

Contentores semienterrados com mais de 10 anos continuam em bom estado no seu interior, mas podem apresentar um aspeto exterior deteriorado e menos agradável à vista. A Sopsa oferece aos municípios um serviço de retrofitting que atua em duas vertentes: a nível estético e a nível funcional.

Com um investimento reduzido, é possível alterar por completo a estética dos contentores mais antigos, dando-lhes um aspeto totalmente renovado. Isso é feito através da simples mudança do revestimento exterior, à qual se pode igualmente acrescentar a troca da tampa, inclusive por uma das novas tampas modulares, mais versáteis, resistentes e robustas. O revestimento exterior pode ser substituído por Revestimento Imagem, que funciona como suporte de comunicação com os munícipes, ou pelo Revestimento Imitação Madeira, produzido com material 100% reciclado, entre outras opções.

Em alguns municípios onde já foram instalados há muitos anos, os contentores semienterrados podem estar a necessitar de uma adaptação técnica que optimize a operação de recolha, tornando-a mais rápida e adaptando-a à nova tecnologia instalada nos camiões. Para esse efeito, a Sopsa oferece um serviço de retrofitting funcional, que inclui a alteração do sistema de argola simples na tampa para Kinshoffer, por exemplo, ou mesmo mudar o saco. No caso específico dos sacos, é possível substituir o modelo dos sacos, do convencional para o “Masterbag”, com vantagens inegáveis para o ambiente, na medida em que permite a retenção de lixiviados e dispensa a utilização de saco descartável. Ainda relativamente aos sacos, aconselha-se também a substituição do antigo sistema de elevação para o mais recente – o “Clam-Cleat”, que oferece maior segurança para o operador aquando do seu manuseamento.

O retrofitting funcional é também extensível às tampas, que podem ser substituídas pelos novos modelos modulares, com maior resistência ao vento, maior ergonomia e desenhadas para uma perfeita adaptação ao sistema de controlo de acesso PAYT (Pay-As-You-Throw). As antigas tampas de tapeta podem ser trocadas pelo modelo mais recente ou mesmo substituídas pelos novos modelos de abertura vertical, para maior facilidade de acesso e comodidade dos utilizadores. A nova tampa de tambor duplo, por seu lado, para os contentores de resíduos indiferenciados, é a adequada à adaptação dos novos sistemas inteligentes de tarifação.

Mantenha o seu município na vanguarda da recolha de resíduos. Nós ajudamos!