Lasso leva sistemas de extração automatizados à IFAT

Depois do sucesso da apresentação das novidades Lasso no 12.º Fórum Nacional de Resíduos, a Sopsa prepara já a sua participação na IFAT, que decorre entre 14 e 18 de Maio, em Munique.

Para esta feira internacional líder mundial no setor da gestão de resíduos, a Lasso dá ênfase aos sistemas de extração automatizados, muito populares nos mercados internacionais: Kinshofer, Argola Dupla ou mesmo Carga Bilateral. Já existem centenas de contentores Lasso com estes sistemas instalados e a funcionar há mais de cinco anos em várias regiões de França.

Os equipamentos da Lasso foram rigorosamente concebidos para que cada pormenor do seu design torne mais eficiente e segura a sua utilização. Bons exemplos de design eficaz são as barras de acionamento das portas serem localizadas no exterior dos contentores e o sistema “Flex”.

Quanto à segurança, não haverá maior evidência do que a certificação da TÜV Rheinland no cumprimento das normas europeias em vigor para este tipo de equipamento.

Paredes interiores totalmente lisas

As paredes interiores dos contentores Lasso são totalmente lisas, quer pela própria robustez quer pela localização exterior das barras de acionamento das portas inferiores.

Nos contentores em que as barras e tirantes se encontram por dentro, a sua localização é junto às paredes, pelo que estas paredes interiores deixam de ser lisas. Tal mecanismo interior impede, com muita frequência, a livre queda dos resíduos.

Imagem 1 - (à Esq.) Barras de acionamento exteriores que permitem paredes interiores totalmente lisas e livre queda dos resíduos. (à Dir.) Barras de acionamento localizadas nas paredes interiores que formam obstáculo à queda dos resíduos.

 

Por outro lado, importa referir que as barras e tirantes dos contentores Lasso foram concebidos com proteção e com guiamento, pelo que a possibilidade de choques durante as operações de recolha é totalmente inexistente.

Imagem 2 - Desenho técnico de contentor Lasso com sistema Argola Dupla, disponível nas capacidades de 3m3 e 5m3 . O desenho técnico evidencia as particularidades de design eficaz, independentemente da altura do contentor (para 3m3 ou 5m3) ou do sistema de abertura da viatura de recolha (Kinshofer ou Argola Dupla).

 

Sistema Flex

Nos sistemas mais tradicionais de extração automatizada – Kinshofer ou Argola Dupla – a ligação entre o cogumelo/argola dupla e as barras de acionamento é feita através de uma barra rígida. Qualquer deformação nesta barra torna o sistema inutilizável. Com o sistema “Flex” dos contentores Lasso, esta conexão é flexível, garantindo total funcionamento do mesmo, ainda que submetido a forças de torsão.

 

Plataforma de segurança ou varandim retráctil

Os contentores Lasso de recolha com sistema Kinshofer ou Argola Dupla são certificados pela TÜV Rheinland no que respeita ao integral cumprimento das normas e diretivas comunitárias aplicáveis.

Salienta-se a diretiva EN 13071-2:2008+A1:2013, no que diz respeito a plataforma de segurança ou varandim retrátil.

Para os contentores Lasso de recolha com sistema Kinshofer ou Argola Dupla, a Sopsa disponibiliza ao mercado as duas soluções previstas na referida norma: plataforma ou barreira. Sendo a sua manutenção muito similar (à base de procedimentos de vistoria e lubrificação), fica inteiramente ao critério do cliente a opção, mediante a sua preferência.

Este é, de resto, um dos pilares fundamentais dos produtos Lasso: equipamentos costumizáveis e à medida de cada cliente, ou de cada situação.

Imagem 4 - (à Esq.) Barreira de segurança. (à Dir.) Plataforma de segurança.